5 de dezembro de 2012

Formatos de campeonatos

Com a proximidade do nosso 1º campeonato, vou tentar explicar como funciona um. Há 2 tipos de modalidades: Suíço (com TOP ou sem TOP) e Eliminatório. E há dois tipos de formatos: Ilimitado e Modificado.

O eliminatório consiste no fato de que se perder, estará fora. Muito utilizado quando há mais jogadores do que o esperado.

O suíço possui duas modalidade: com TOP e sem TOP. O TOP seria os 4, 8 ou 16 melhores jogadores (dependendo do número de participantes). Consiste em jogar partidas contra oponentes do mesmo nível, ou seja, se ganhar joga com quem ganhou e se perdeu joga com quem perdeu e assim joga-se com oponentes com mesmo número de vitórias e derrotas. Quando as rodadas acabam, no caso de não houver TOP ganha o melhor colocado (com mais vitórias); já no caso de houver TOP, são feitas rodadas eliminatórias para chegar a um vencedor.

Certo, agora que sabemos como funciona as rodadas, que cartas posso utilizar??

O ilimitado não tem restrições de quais coleções usar, pode ser qualquer uma. Há restrições nos Treinadores, pois foram relançados em edições mais recentes e deverá utilizar o efeito mais novo, alguns exemplos: Poção removia 2 marcadores, agora remove 3; Bill agora é Supporter e só pode usar 1 (um) Supporter por turno; Energy Retrieval não precisa descartar mais uma carta da mão; Pokémon Center agora é Stadium e não pode usar o Item mais.

O modificado restringe quais coleções devem ser utilizadas. Na temporada 2013/2014 são permitido apenas coleções Black&White e é chamado de NXD-ON. Coleções permitidas: Black&White Next Destinies (Próximos Destinos), Black&White Dark Explorers (Exploradores da Escuridão), Black&White Dragons Exalted, Black&White Boundaries Crossed e Black&White Plasma Storm, Black&White Plasma Freeze e Black&White Plasma Blast. Algumas cartas de coleções antigas são permitidas, incluindo energias básicas e treinadores, dê uma olhada na lista aqui.

Explicado as modalidades e os formatos, espero que não ocorra grande problemas nos campeonatos. Pois qualquer dúvida, só voltar e ler aqui ou postar sua dúvida à baixo.

A explicação da modalidade foi adaptada de Felipe Ponce, que escreveu no no blog da COPAG Pokémon, clique aqui para ver o texto.

Confira aqui como participar de um Pre-release!

4 comentários:

  1. Muito bom o review! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Grande Felipe. Obrigado pela explicação.
    Há uma séria dúvida que precisa ser esclarecida, pois com muitos decks no formato keldeo/blastoise é necessário saber-se como roda o deck p permitir montar o metagame.
    A dúvida reside no preciso ponto de saber se o blastoise com ability de "sempre que desejar, quantas vezes quiser, em cada rodada, vc pode mover 1 energia de água p qq poke ".
    A primeira leitura leva a crer que é permitido uma vez por rodada mover uma energia de água.
    Mas, pelo que vejo e pelo auxílio e esclarecimento que vamos recebendo de todos que participam, a melhor leitura é de que se a habiliy fala que vc pode sempre que quiser em cada rodada mover uma energia de água, então vc pode mover quantas quiser para vários pokes.

    Qual a melhor leitura? Como o deck keldeo/blastoise tem sido tratado nos campeonatos?

    Pode mover uma energia de água ou várias?

    Ou tem habilitys diferentes nos blastoise? Uma q permite mover 1 energia e outra q permite com outra redação mover quantas quiser... Qual a regra oficial nos torneios e campeonatos?

    Agradeço antecipadamente, AK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O Blastoise (http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Blastoise_(Boundaries_Crossed_31)), assim como o Emboar (http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Blastoise_(Boundaries_Crossed_31)), pode ligar quantas energias quiser da mão por turno, mas um de cada vez.

      Os sites que coloquei para as cartas é bom porque dá para olhar de outras edições e comparar, bem legal.

      Abraços!

      Excluir